Horário de missa: Segunda a Sexta: 07h15, 12h e 19h30 / Sábado: 19h30 / Domingo: 8h, 18h e 20h. Missas especiais.

Horário Secretaria: Segunda a sexta das 8h às 17h - Sábado das 8h às 12h

Diocese de Caraguatatuba

Sonho que se sonha só, não somente um sonho. Sonho que se sonha junto, pode se tornar realidade.

Foi assim que Dom David Picão, bispo da Diocese de Santos e Pe. Miguel Rosseto, Vigário Episcopal fizeram acontecer a Diocese de Caraguatatuba, contando com a força entusiasta do Pe.Nino, de todo o clero presente e de todos os fiéis engajados.

No dia 3 de março de 1999, as 12 horas em Roma – Itália, foi anunciada a criação da Diocese de Caraguatatuba, até então, Região Episcopal, vinculada a Diocese de Santos.

Em 1º de maio do mesmo ano, foi instalada e assumida pelo seu 1º bispo diocesano, assim nomeado pelo Santo Padre o Papa João Paulo II para esta missão, o revmo Dom Frei Fernando Mason,OFMConv.

A Diocese começou a crescer em consciência e trabalho, valorizando momentos fortes de unidade como a Festa de Cristo Rei ao celebrar o encerramento do Ano Litúrgico e a Romaria diocesana a Aparecida e ao Seminário Diocesano em Taubaté. Ampliou o número de paróquias e de padres no serviço s comunidades. Publicou seu 1º Plano diocesano de Pastoral e celebrou com grande Júbilo seu aniversário de 5 anos de criação realizando a 1ª Feira Pastoral diocesana e o 1º site oficial da Diocese de Caraguatatuba – www.diocesecaraguatatuba.com.br

Em 25 de maio de 2005 a comunidade do Litoral Norte recebeu a notícia da transferência de seu bispo diocesano, Dom Fernando Mason, para a Diocese de Piracicaba. Teve que se despedir daquele que a ensinou dar os primeiros passos. A missa de despedida foi celebrada no dia 17 de julho de 2005 na presença de centenas de fiéis. Sua posse na Diocese de Piracicaba foi acompanhada por padres, parentes e amigos, no dia 24 de julho de 2005.

Como Sé Vacante, a Diocese é administrada pelo então Pe. Vilson Dias de Oliveira,DC, atualmente, bispo diocesano de Limeira.

Em 26 de julho de 2006, é nomeado pela Santa Sé, o novo bispo da Diocese de Caraguatatuba,Dom Antonio Carlos Altieri


Dom Antonio Carlos Altieri
Dom Altieri tem 60 anos, foi ordenado bispo em 28 de outubro de 2006 na Igreja Nossa senhora Auxiliadora, em São Paulo. Em 5 de novembro do mesmo ano tomou posse como segundo bispo da Diocese de Caraguatatuba. Durante este tempo, assumiu a função de bispo assessor responsável pelo Setor Juventude do Estado de São Paulo (Regional Sul1).

Na Diocese de Caraguatatuba, mostrou-se grande empreendedor. Incentivador do trabalho leigo, das ações sociais com especial atenção pelos menos favorecidos. Salesiano, deu vida e espaço para os jovens fortalecendo o setor juventude. Ordenou 18 sacerdotes. Organizou os diversos Conselhos consultivos: Administrativo, Econômico e Pastoral. Animador das missões e formação dos leigos e leigas, não mediu esforços para que as lideranças pudessem se capacitar para as diversas responsabilidades assumidas.
No dia 10 de agosto recebeu a visita inédita do Nuncio Apostólico Dom Giovanni D’Aniello por ocasião da inauguração das novas instalações da Cúria diocesana que há dois anos passava por reformas.
Dom Altieri se despediu da Diocese no dia 7 de setembro e no dia 16 de setembro tomou posse em Passo Fundo-RS.

Brasão do Dom Altieri
O Vermelho lembra o amo r, o sangue derramado por Jesus na Cruz (Jô 19,34). Amor imenso e misericordioso do Pai que experimentamos a cada dia, e fonte de amor pelos irmãos e irmãs.
A Pomba é o símbolo do espírito Santo, Espírito de amor, do qual emana toda experiência espiritual e pastoral. O espírito salesiano é padroeiro da Diocese de Caraguatatuba.
O Prateado recorda a transferência da Verdade e da Justiça: a primeira liberta da poluição do poder e do orgulho, permitindo servir com simplicidade e generosidade; a outra deve orientar toda a vida do Pastor, vivida luz de Deus.
O coração inflamado é ícone do Coração de Jesus, Bom Pastor, que dá a vida por suas ovelhas; é também símbolo do amor, da bondade, misericórdia e doação, tal como Dom Bosco ensinou a seus salesianos, família religiosa á qual pertence o bispo: não basta amar, é preciso fazer-se amar.
As Ondas lembram o mar cujas águas banham as praias da Diocese de Caraguatatuba. Em seu constante ir e vir recordam a paciente pedagogia de Deus que nos dirige contínuos apelos santidade.
As Estrelas , elemento central do brasão da família Altieri que deu á Igreja o Papa Clemente X (1590-1676), Emílio B Altieri, evocam Maria Auxiliadora da Igreja que acompanha maternalmente a ação pastoral do bispo e ampara o coração dos que lhe foram confiados.


A Diocese de Caraguatatuba, a partir de17 de Setembro de 2012, trona-se “Sé vacante e elege o Pe. Inocêncio Xavier, o administrador que responderá pelo Diocese de Caraguatatuba junto com o Colégio de Consultores até a nomeação de um novo bispo pelo Santo Padre.

Dom José Carlos Chacorowski,CM, foi nomeado bispo da Diocese de Caraguatatuba em 19 de junho de 2013 e acolhido na Diocese de Caraguatatuba em 17 de agosto de 2013.
Em 5 de dezembro de 2014, em Assembléia diocesana, foi aprovado para os anos de 2015 a 2019 o Quinquênio Celebrativo rumo aos 20 anos de Diocese. Nele, o projeto Construindo Comunhão que será executado a partir de 5 linhas de ação: Palavra, Liturgia, Formação, Missão e Caridade, com o apoio de uma comissão específica para a Organização.

ANO1 – Missão com o censo Sócio-religioso
Projeto Caminhando com Anchieta e Peregrinação
Abertura da Escola diaconal diocesana São José de Anchieta


BULA ‘AD APTIUS CONSULENDUM’ DE CRIAÇÃO DA DIOCESE DE CARAGUATATUBA JOÂO PAULO, BISPO, SERVO DOS SERVOS DE DEUS
Para perpétua memória. Para melhor atender ao bem espiritual e ao governo dos fiéis cristãos, nosso Venerável irmão Dom David Picão, Bispo de Santos, devidamente ouvida a Conferência Episcopal do Brasil, pediu a esta Sé Apostólica, que fosse criada a nova Diocese, em território desmembrado de sua circunscrição Eclesiástica. Nós, portanto, tendo o voto favorável do venerável Irmão Alfio Rapisarda, Arcebispo Titular de Canne e Núncio Apostólico no Brasil, com o assentimento da Congregação para os Bispos, julgamos dever ser atendida a petição. Pela nossa Autoridade suprema, pois decretamos o seguinte: Separamos da Diocese de Santos, todo território que, segundo a lei civil atual, constituem os municípios de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. Nesse território instituímos a nova Diocese de Caraguatatuba que terá os mesmos limites citados conforme as leis civis atuais. Assim, criada a sede eclesial na cidade de Caraguatatuba elevamos o templo aí existente e dedicado ao Divino Espírito Santo ao grau e dignidade de Igreja Catedral, mandando que nele, conforme o Direito Canônico, se instale o Cabido dos Cônegos. Além disso, determinamos que a nova Diocese de Caraguatatuba seja sufragânea da Sé Metropolitana de São Paulo, no Brasil e seu Bispo ficará submisso pelo Direito Metropolitano ao Arcebispo de São Paulo. Os demais se regulamente segundo as leis canônicas. A execução do que está aqui determinado, confiamos ao mencionado Núncio Apostólico, e, se ele estiver ausente, quele que cuida dos negócios da Santa Fé, no Brasil, dando a eles as necessárias e oportunas faculdades, também para subdelegar, ficando com a obrigação de enviar Congregação para os Bispos, uma Ata de execução deste Mandato, quanto antes. Queremos que esta nossa Constituição vigore, agora e para sempre, sejam quais forem as possíveis circunstâncias adversas. Dada em Roma, junto de S. Padre, no terceiro dia do mês de Março de mil novecentos e noventa e nove, vigégimo primeiro ano de Nosso Pontificado.

Papa João Paulo II


ORAÇÃO PELA DIOCESE – Esta oração foi instituída por ocasião do 5ú aniversario da Diocese de Caraguatatuba

Deus./ sumo bem,/ que como Pai nos criastes,/
como Filho nos remistes/ e como Espírito Santo continuais a nos santificar,/ Trindade Santa,/nós Vos louvamos/
por ter-nos introduzido,/pela fé/ no Vosso Santo Mistério/
e por ter-nos reunido na Vossa Igreja,/uma,/santa,/
católica e apostólica.
Nós Vos agradecemos,/por sermos Diocese,/ porção de Vosso povo,/
que Jesus Cristo quis reunir para si,/ para louvor de Vossa Glória,/ para a salvação de nossas vidas/
e para difusão do amor solidário entre os homens.
Suba a Vós, Senhor,/nossa gratidão pelas novas realizações ,/das quais tantos dos Vossos filhos participam,/
e vos pedimos que/ a luz do discernimento,/ a coragem de decisão,/
e o vigor da caminhada,/ nos acompanhem para Vos servir,/
mais e melhor,/nos desafios que nos esperam.
Abençoai, Senhor, o santo Padre o papa,/
o nosso bispo diocesano, / os presbíteros e diáconos,/
os religiosos e religiosas,/ os fiéis leigos e leigas/
engajados nos trabalhos do Vosso Reino.
Olhai particularmente para os nossos jovens e crianças,/
para os nossos anciãos e enfermos; /
abençoai nossos seminaristas/
e abençoai-nos com numerosas vocações.
Vo-Lo pedimos por Jesus Cristo Nosso Senhor/ e pela intercessão da Santa Virgem Maria,/ mãe de Deus e da Igreja,/ na unidade do Espírito Santo.
Amém.

Entrega filial da Diocese de Caraguatatuba proteção da Virgem Maria

Maria Imaculada, Mãe de Cristo, Mãe da Igreja, Mãe de todos nós e de todas as graças, nós nos colocamos sob a vossa proteção materna e vos prometemos trabalhar sempre na fidelidade de discípulos-missionários do vosso Filho Jesus, para a maior glória de Deus e para a salvação do mundo.

Confiantes na vossa intercessão, nós vos pedimos por toda a Igreja, pelo nosso povo do Litoral Norte, por todos os remidos por Cristo, especialmente os mais pobres e marginalizados.

Vós intuís maternalmente o coração de cada um de nós, vossos filhos,
Vós compreendeis as nossas fraquezas, limitações e sofrimentos,
Vós amais a cada um de nós com amor de predileção,
Vós conheceis e promoveis o projeto pastoral que procuramos elaborar com sério discernimento na busca sincera da vontade do Pai.
Estamos certos que com vosso maternal apoio, o Espírito Santo Parác1ito nos guiará durante todo o percurso deste caminho que deseja levar ao Amor.

Pois bem, ó Santa Virgem Mãe de Deus, poderoso auxílio do Papa, dos sacerdotes, dos consagrados, de todos os ministros e colaboradores, tomai sob o vosso atencioso patrocínio esta humilde e laboriosa diocese de Caraguatatuba; ela, com filial e terna confiança, quer entregar-se a vós; e vós, como Mãe e Mestra, ensinai-nos a imitar as virtudes do Vosso dileto Filho, o nosso querido Senhor Jesus ! Amém.

+ Dom Antonio Carlos Altieri, sdb.
Bispo diocesano de Caraguatatuba
NB: Para ser rezada diariamente após o ofício da manhã da Liturgia das Horas e em todas as ocasiões especiais da Diocese de Caraguatatuba



Hino da Diocese de Caraguatatuba – Autoria música e letra: Benedito Pinto de Faria
Refrão: Neste lindo litoral deste Brasil
Serras e mares serpenteiam um visual.
Contemplamos o que o amor de Deus completa
Abençoando a natureza em ritual.

Somos quatro cidades conjugadas
E irmanadas: igreja particular.
Diocese de Caraguatatuba
Que o Divino amor de Deus vem consagrar.

Ubatuba de Anchieta, Iperoig
São Sebastião de tradição, porto de mar
Ilhabela, linda ilha da princesa
E Caraguá de Santo Antonio a contemplar.

Diocese de Caraguatatuba
Consagrada ao Divino Amor de Deus
Somos povo irmanado na unidade
Da Trindade um só Senhor, um sumo Deus.

Na alegria da fé e na esperança
Da presença de Jesus na intercessão
De Maria nossa mãe auxiliadora


http://www.diocesecaraguatatuba.com.br

Paróquia Matriz Santo Antônio
Email: msantoantonio@superig.com.br
Praça Cândido Mota, 35 - Centro - CEP - 11660-060 | Tel: (12) 3881.1422 | Fax: 3882.1611
Desenvolvido por Cicle Informática